EXCLUSIVO | COM A chegada do calor, muitos cães dão adeus a sua longa pelagem para uma versão mais leve para o verão. É óbvio que os cães não vão por vontade própria ao banho e tosa, mas levados pelos donos que acreditam que, com uma pelagem mais curtinha, poderão passar melhor pelos dias mais quentes. Mas será que realmente ajuda?
O ESTETICISTA animal Sérgio Villasanti, da República dos Cães, avisa que os cachorros não transpiram pela pele, mas sim pelas almofadas plantares e pela troca de calor feita pela língua. “A pele e o pêlo não influenciam em nada”, argumenta o esteticista. Por isso mesmo, não existe oficialmente a chamada “tosa verão”, tão popular entre cães da raça Lhasa Apso. “A raça foi criada para ter a pelagem no chão, independentemente do clima.”
A TOSA da pelagem lisa, conhecida como “tosa verão” ou “tosa bebê”, apareceu no mercado devido a mudança de vida do ser humano. “Nos dias atuais, as pessoas procuram um cão que dê menos trabalho na parte de cuidados e principalmente que permaneça mais limpo. Por este motivo, o corte da pelagem apareceu no mercado.”
SENDO assim, como a “tosa verão” não é um padrão, ela fica a vontade do cliente ou ao que o tosador pode oferecer. Alguns clientes gostam mais longos, outros mais curtos, explica Villasanti, que enviou a imagem ao lado para mostrar uma possibilidade de comprimento para um Lhasa Apso na chamada “tosa verão”.
É BOM LEMBRAR, no entanto, que a tosa curta pode comprometer a textura original dos pêlos. “O corte mudará a textura e talvez deixe o pêlo mais cheio, tirando a beleza natural da pelagem”, avisa Sérgio Villasanti. Por isso mesmo, antes de passar a tesoura no longo pêlo do seu Lhasa Apso, pense bem e converse bastante com o tosador.
LEIA também no CaninaBlog:


Nenhum comentário:
Postar um comentário