ESTERILIZAÇÃO OU CASTRAÇÃO:
É a retirada cirúrgica dos testículos nos machos, e do útero e ovários nas fêmeas, impedindo definitivamente a procriação e consequentemente a proliferação destes animais.
O ciclo nas fêmeas se inicia por volta dos 6 meses, quando ainda não estão fisicamente desenvolvidas por completo, podendo durar entre 4 a 12 dias cada ciclo. As gatas podem apresentar o cio durante um tempo indeterminado dependendo da presença do macho. O cio das gatas não sangra como o das cadelas, porém apresentam comportamento extremamente agitado miando muito durante algumas noites.
O cio da cadela ocorre a cada 6 meses e elas podem gerar em média 12 filhotes ao ano! A cirurgia é a única forma eficiente para prevenir as crias indesejadas, o abandono, as doenças (câncer e infecções uterinas, por exemplo) e o sacrifício dos animais. Esta cirurgia pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, mas é preferível que se faça aos 4 / 5 meses.
O animal não sofre durante o procedimento cirúrgico, porque é realizado com anestesia geral e no dia seguinte o animal irá tomar analgésicos e antibióticos para prevenir a dor e infecções pós-operatórias.
Em geral os animais operados tornam-se mais tranqüilos e amigáveis.
VANTAGENS PARA OS MACHOS:
Eles param de urinar em todos os cantos;
Diminui o odor da urina;
Não vão atrás das fêmeas;
Diminui a incidência de câncer e problemas na próstata;
Não latem / miam durante a noite a não ser que seja para alertar sobre intrusos.
VANTAGENS PARA AS FÊMEAS:
Não sangram pela vagina e não têm mais cio;
Elimina as chances de infecções uterinas (piometras) e diminui a incidência de tumores mamários;
Aumenta o período de vida do animal;
Previne contra a prenhez indesejada e psicológica (pseudociese).
Nenhum comentário:
Postar um comentário